A SÓS COM DEUS

"Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras." Salmos 119.147

Mateus 13.29-30 - O Trigo e o Joio

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 17:25

Na expectativa de ter um jardim maravilhoso nesse verão, semeie vários tipos de flores, e plantas com verdes de vários tons. Após algumas semanas, fui verificar como andava o crescimento das minhas sementes. A maioria estava apenas com uma folhinha do lado de fora, mas lutavam bravamente para buscar a luz do sol.

As chuvas vieram e com elas o crescimento acelerado das plantinhas. No entanto, não apenas das plantinhas, mas também das ervas daninhas. Resolvi que deveria arrancar o que eu não havia plantado, pois estavam prejudicando o crescimento das minhas plantas.

Mas, a tarefa não era tão fácil como parecia. Sentei perto do jardim e fiquei bastante confusa. Eu não conseguia identificar com precisão o que era erva e o que era plantação. Isso porque, as ervas daninhas se assemelham muito à verdadeira planta, da qual se achegam, copiam o formato das folhas, o tipo de caule e até a cor. Dá pra fazer confusão.

Comecei a arrancar as ervas daninhas, porém, fiquei muito triste quando constatei que havia arrancado um bom número das minhas plantinhas. Resolvi parar e dar tempo ao tempo. Pois, com certeza, as plantas vão crescer em sua constante busca pela luz, e, em alguns meses, as flores vão aparecer com suas cores realçadas pelo brilho do sol. Então, eu poderei ver sem sombra de dúvida, qual deverá ser arrancada, deixar o meu jardim para ser jogada no lixo.

Nesse momento, eu me lembrei das palavras de Jesus, quando seus discípulos perguntaram se podiam arrancar o joio e ele lhes disse: “Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” Mateus 13.29-30

Como é maravilhoso ter um Senhor como Jesus! Que ensino maravilhoso. Sabemos que no meio dos cristãos genuínos há também o joio, mas não é nossa tarefa retirá-los com ansiedade para ver o jardim bonito. Aliás, o dono do jardim, que é Senhor do tempo, não está preocupado com o joio. A preocupação é com o trigo, que não pode ser arrancado por engano, que deverá permanecer em crescimento, independente da presença do joio. Não estamos qualificados para fazer essa colheita. Eu aprendi isso, pois mesmo tendo planejado plantio e tendo sido minhas mãos que semearam, ainda assim eu fiquei confusa com o que arrancar e o que deixar.

Já imaginaram em se tratando do Jardim Celestial, cujo Senhor é Deus?

Dou graças a Deus pela presença do Espírito Santo em nossas vidas que está sempre nos trazendo à lembrança os ensinos do nosso Mestre e Senhor!

Que Deus a todos abençoe é a minha oração!

O Que é Pecado

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 13:01

Nós, cristãos, estamos todos os dias sujeitos a críticas e afrontas exatamente porque somos cristãos. O adversário do Senhor Jesus está sempre atento aos nossos passos, para tentar impedir que testemunhemos o milagre da transformação em nossas vidas e, dessa forma, levemos outros aos pés de Jesus.


Mas isso não é novidade. Jesus já nos deixou esse aviso de que seríamos perseguidos como ele também o foi. Por isso, precisamos estar preparados, em sintonia com o Espírito Santo de Deus, para que possamos ser ensinados, lembrados e relembrados sobre o que responder na hora de testemunhar de Deus e seu amor. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14.26

Certa vez, ainda no meu tempo de faculdade, tive uma experiência muito interessante. A professora de literatura hebraica propôs aos alunos que definissem substantivo abstrato da melhor maneira possível. As palavras eram entregues na hora, sem que tivessem tempo de preparar nada de antemão, apenas alguns segundos para buscar fôlego. Palavras como amor, sedução, saudade, ódio, beleza começaram a sair de uma caixa e os alunos, por vez, faziam o que podiam. Muitos levaram a turma a gargalhadas e esse era o clima do evento, até que chegou a minha vez. A professora leu em voz alta a minha palavra: P E C A D O. Sim, essa foi a minha palavra!

Antes que eu começasse, piadinhas aqui e ali começaram a ecoar. Mas, nesse momento, eu orei a Deus no silêncio do meu coração: Senhor, está na hora de Lucas 12.11-12 “E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar."

Numa fração de segundos, eu comecei minha explicação, contando a história de como os esquimós caçam nas florestas geladas do hemisfério norte: Os esquimós amarram um bom pedaço de carne fresca num faca tipo punhal, de maneira que a lâmina fique bem escondida. Os lobos, ou outro animal de grande porte, ao morderem a carne, cortam também sua língua e o próprio sangue se mistura à isca, tornando-a mais suculenta ainda e fazendo com a refeição pareça mais e mais apetitosa. Com o estômago cheio, o animal começa a andar, mas não vai muito longe, pois começa a perder energia, devido à continua e mortal hemorragia, e logo sucumbe, sendo encontrado mais tarde pelos caçadores.


Ao terminar a estória, falei: Assim é o pecado.Todos, sem exceção, ficaram perplexos e bateram palmas. Nenhum comentário, nenhuma crítica, nenhum questionamento se a estória é verdadeira ou se é lenda. Apenas íntima e pessoal reflexão. Agradeci a Deus a oportunidade que tive de testemunhar sobre minha fé naquele dia.

Como cristãos, não precisamos criticar, apontar culpados ou condenar o pecador. Não somos qualificamos para isso. Devemos, sim, testemunhar o que temos ouvido, visto e vivido para a honra e glória do Senhor Jesus.

Que o Senhor a todos abençoe e a minha oração!

Mateus 7.1 - A TARTARUGA E OS OVOS

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 19:28

Quando eu e meus irmãos éramos crianças, nosso pai nos deu como presentes tartarugas vivas que mediam cerca de 50 cm de altura. Elas se transformaram numa atração na vizinhança e muitas pessoas vinham a nossa casa apenas para ver as tartarugas gigantes. Em função de tantas perguntas que faziam a respeito de nossos animaizinhos de estimação, resolvi fazer uma pesquisa mais apurada sobre a vida das tartarugas. Descobri que elas possuem audição, visão e olfato bem desenvolvidos, e têm também uma grande capacidade de orientação. Gostei muito de saber que elas vivem muitos anos, pois assim, teríamos a companhia delas por muito tempo.

Mas, ao ler sobre como as tartarugas se tornam mamães, um sentimento de decepção ofuscou toda minha anterior admiração por elas. Corri até minha mãe e falei: "Mãe, a senhora sabia que as tartarugas são as piores mães do mundo? Na hora de colocar os ovos, elas vão até a praia onde nasceram, e ali colocam mais de cem ovos. Cobrem-nos com areia e voltam para o mar, para nunca mais verem os ovos, muito menos os filhos." Por mais que minha mãe tenha me explicado aspectos da vida animal naquele dia, criei uma certa antipatia por essas mães desnaturadas que não esperam para ver os filhotes e nem cuidam deles.

Muitos anos depois, meditando na Palavra de Deus sobre obedecer, e ao procurar um exemplo de obediência para ilustrar uma aula, para minha surpresa, não foi nenhum dos muitos personagens bíblicos que me veio à memória, mas... a tartaruga. Por mais que eu tentasse falar de Abraão, Moisés ou Paulo, ela continuava lá na minha cabeça. Parei e perguntei a Deus qual a razão daquela tartaruga estar ali no meio do meu caminho. Tive que pedir ajuda a Deus sim, porque remover uma tartaruga gigante não é tarefa fácil. Entendi que havia um propósito nisso tudo.

Após orar, as nuvens da dúvida começaram a se disssipar e eu entendi o porquê de a tartaruga colocar seus ovos lá na areia da praia e voltar para o mar sem nunca ver os filhos. Não é porque ela não os ama. Não é porque ela é uma mãe carrasca. Não é porque ela está muito apressada para curtir as emoções do oceano. Não é porque ela é egoísta. Não! Nada desses meus terríveis julgamentos. Ela faz assim, porque foi assim que Deus mandou ela fazer. Ainda que pareça absurdo para todo mundo, foi isso que o Criador a instruiu para fazer, e sem questionamentos filosofais, ela simplesmente OBEDECE.

Ainda que a tartaruga não possa ler, parece que ela tem conhecimento de Deuterenômio 30:15-16 “Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.” Se uma tartaruga pode viver essa verdade, porque é uma de suas criaturas e obedece ao seu Criador, quanto mais deveríamos nós que, além de crituras, somos feitos filhos através de Jesus Cristo.

Mas, para minha vida, a lição mais preciosa com esse acontecido foi ter aprendido que somos crueis com nossos julgamentos. Essa é uma prática que devemos abolir de nossa vida e obedecer ao que Jesus nos ensina: "NÃO julgueis, para que não sejais julgados. Mateus 7.1. Simples assim! E só obedecer.

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração!

Jonas 4:9-11 - Paixão pelas Almas

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 01:35

Eu nunca tive tempo para dedicar-me ao cultivo de plantas, mas cresci vendo minha mãe cuidando das plantas delas com muito carinho. Ela chegava a conversar com elas, o que, tenho que confessar, muitas vezes me deixava com ciúmes. Eu não posso deteterminar com exatidão quando passei a amá-las, mas eu acho que esse sentimento nasceu em algum momento especial após a morte da minha mãe.


Comecei com uma palmeirinha e mais uma outra para servir de companhia à primeira e daí em diante foi fácil aumentar o número de vasos aqui e ali. Após tanto tempo de convívio, conheço todas elas e descobri que têm diferentes gostos. Uma delas só se sente bem se estiver na sala de visitas. Não adianta colocá-la em outro cômodo, pois em meia hora suas folhas começam a cair como se estivesse chorando. Quando a recoloco no seu lugar favorito, logo se alegra e as folhas voltam a brilhar.

Mas, apesar de todo cuidado com minhas plantas, outro dia, uma delas morreu. Ao ver aquela coisinha verde pendurada no vaso, fiquei muito triste. Enquanto limpava o vaso que ela estava, lembrei-me do profeta Jonas. Ele também tinha uma plantinha e também ficou muito triste quando ela morreu. Mas, não foi uma lição de botânica que ele aprendeu aquele dia. E também não foi a minha.

Eu tenho andado tão ocupada com coisas do dia a dia que tenho me esquecido de pessoas que não são capazes de identificar a mão direita da esquerda, porque estão cegas pelo pecado. Pessoas que estão morrendo sem conhecer o amor de Deus. Pessoas! Quão mais importantes elas são do que plantas. Afinal de contas, Jesus morreu por pessoas.

Naquele momento de reflexão, eu parei e orei a Deus, pedindo por pessoas sem Jesus, por missionários que estão espalhados ajudando outros a entenderem o amor maravilhoso de Deus ao enviar Jesus como Salvador. E eu também orei por mim que tenho sido tão egoísta, descansando na minha confortável situação de salva e esquecendo do meu próximo, com quem eu passo horas falando de... plantas mas eu não tenho lhe falado sobre Jesus.

Deus nos abençoe é a minha oração!

“Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte. E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?” Jonas 4:9-11

João 12:24 - O Grão de Trigo

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 20:29

Outro dia quebrei meu dente comendo bolo. Não um daqueles que ficam lá atrás e podem passar despercebidos, mas um dos dentes da frente. Sendo assim, precisei ir correndo atrás de um dentista, sem rir para ninguém no caminho até o consultório.

Enquanto eu esperava na cadeira, até que o profissional viesse consertar meu sorriso, comecei a usar minha técnica de distração quando num consultório dentário, a qual consiste em olhar todos os objetos, grandes e pequenos, cuidadosamente, para aliviar a tensão. Comecei pelas paredes, porque estavam decoradas com quadros de plantações e colheitas numa antiga fazenda. Era tudo que eu precisava: quadros repletos de detalhes. Mas, um desses detalhes em especial me chamou a atenção. Logo abaixo de um dos quadros, na moldura, havia um pequeno compartimento com tampa de vidro e nele grãos de trigo, provavelmente retirado de uma daquelas plantações num passado bem remoto.

Achei bastante interessante essa idéia. Quanto tempo eles estariam ali? Sempre! Foi a resposta que me veio à mente. Passada a admiração, veio a reflexão e com ela uma certa tristeza por estarem eles presos ali para sempre quando poderiam ter sido semeados e produzidos milhares, milhões, bilhões de outros grãos.

Foi então que um verso bíblico germinou na minha mente:
"Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto".

Sem querer me deter em questões científicas sobre afirmações de muitos incrédulos que dizem que Jesus cometeu um erro ao afirmar que as sementes morrem, quando na verdade, elas não morrem, mas se transformam, tenho que explicar que Jesus estava certo sim, como sempre, se considerarmos o que ele realmente queria ensinar.

Jesus estava falando da necessidade de ele morrer, para que a salvação e a ressurreição fosse possível a todos. O Senhor Jesus quis dizer que Ele mesmo
teria que morrer em sua vontade própria, para que a vontade de Deus fosse feita: “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” Ele tinha que morrer e tão qual a semente, ele ficaria pouco tempo embaixo da terra, mas logo ressurgiria, ressuscitado, olhando para o alto. Vivo!

Muitas vezes pensamos estar fazendo a vontade de Deus quando planejamos, oramos, executamos e nos envolvemos em tantas atividades. Mas se deixarmos de lado o mais importante: consultar e seguir a vontade de Deus para a nossa vida, não estamos fazendo nada realmente. E se não seguirmos a vontade de Deus, as coisas não dão certo no final. Não é de admirar que muitos parecem ter tudo, materialmente falando, mas continuam no vazio, sem esperança, sem direção, com aquela sensação de estar faltando alguma coisa. E está. Não é possível fazer a vontade de Deus se não morrermos para a nossa própria vontade.

Ao olhar para Jesus, vemos que ele foi submisso em tudo à vontade do Pai e assim cumpriu o propósito de sua vida, como ele mesmo afirma: “
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6.38

Pare por um momento e converse com o seu Pai. Pergunte a ele qual a vontade dele para a sua vida. Submeta tudo à vontade dele sem esquecer nada. Coloque-se como semente nas mãos do Senhor e confie, porque no tempo certo, o milagre da multiplicação se repetirá e tudo isso porque você morreu para a sua vontade e se submeteu à vontade de Deus que é sempre boa, agradável e perfeita.

Que Deus nos abençoe é a minha oração!
 

Seguidores

Só Jesus Cristo Salva!