A SÓS COM DEUS

"Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras." Salmos 119.147

1 Reis 19 - Depressão...Como lidar com ela!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 15:43

“E eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” I Reis 19:9

Ao lermos esse episódio na vida do profeta Elias, muitos de nós nos identificamos com a situação que ele estava vivendo. Não é preciso muito esforço ou conhecimento de psicologia para percebemos os sinais de uma condição terrível chamada depressão.

Houve um tempo na minha vida em que eu pensava que depressão era uma questão de escolha entre ter ou não ter. Sim, há muito tempo atrás eu achava que pessoas que tinham Jesus como Salvador não passavam por essa situação, até que eu mesma fui atingida por esse estado de tristeza da alma, que se não tratada adequadamente pode nos ceifar o mais precioso bem que temos depois da salvação que é a nossa alegria de viver.

Nesse capítulo, vemos o profeta com medo, e a Bíblia diz que “para salvar sua vida” ele caminhou durante um dia no deserto e lá ele orou, pedindo para morrer.

Quem já passou ou está passando por depressão sabe muito bem que um sentimento de não se importar mais com nada inunda o ser da pessoa. A vida perde todo o sentido e a pessoa se deixa morrer aos poucos. Sorrir não é um sacrifício, mas antes é algo que não faz mais sentido algum.

Assim encontramos o profeta Elias, um homem que usado pelo Senhor já havia realizado milagres maravilhosos como testemunho do poder de Deus, mas que nesse momento de sua vida estava enfraquecido emocionalmente, e o adversário, sempre atento, estava alimentando esse sentimento de fraqueza colocando na mente de Elias pensamentos que não vinham do Espírito Santo do Senhor, tais como: medo, confiança em si mesmo para a solução, solidão e abandono, e, por fim, a idéia de morrer. Essa é a tática de Satanás para dar um basta a nossa atuação no plano que Deus tem para as nossas vidas.

Existem muitos aspectos a serem abordados nesse capítulo, mas vou me deter apenas em um deles. Há saída para a depressão pelo poder do nome de Jesus! Aleluia!

Nessa narrativa, podemos ver que Deus se importa conosco e Ele manda anjos para nos fortalecer. O Senhor fala conosco com sua suave voz no interior de nossas almas e nos pergunta: “O que você está fazendo aqui?” Em outras palavras: o que você está fazendo aqui nessas condições, porque aqui não é o seu lugar! Não foi para isso que você foi criado e muito menos não foi para isso que Jesus morreu em seu lugar.

Quantas vezes nos sentimos como Elias, reclamando de nossa condição, como se fôssemos os únicos no mundo a passar por dificuldades? Quantas vezes o inimigo usa essas circuntâncias para nos incutir pensamentos malignos de desconfiança e revolta contra o nosso Deus? Quantas vezes esse mesmo inimigo nos faz pensar que somos coitadinhos e que Deus não está nem ai para nós?

Mas Deus, como Pai paciente e amoroso, nos entende e nos mostra a solução, desde que nos agarremos a Ele e somente a Ele com toda a nossa força e fé.

Vemos que a solução não estava na mudança dos ventos e nem no abalo do solo nos pés de Elias. Muito menos no fogo. Ou seja, a solução não estava nas provações e tormentas desse mundo e Elias não deveria se deter a esses detalhes. Tão somente quanto ele ouviu a suave e mansa voz do Senhor, Elias abriu seu coração para o Senhor e expôs toda a sua angústia. O Senhor ouviu o desabafo de Elias e, pacientemente, renovou as forças de Elias de maneira que somente o Senhor pode fazer, para que ele recomeçasse sua missão em nome do Senhor. Não era tempo de morrer ainda. Somente Deus tem esse poder.

Como nosso Deus é maravilhoso, pois é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Da mesma maneira, ele tratou de mim quando atravessei esse vale da depressão. Para a honra e glória de Deus, vou relatar aqui o que aconteceu comigo.

Depois de estar em tratamento médico para depressão e estar tomando remédios fortes, um dia recebi um convite para ir a uma vigília de oração. Fui, porque mesmo durante esse tempo de tristeza eu não parei de orar e ler a Bíblia, pois eram as minhas armas contra o ataque do inimigo.

No momento da intercessão, a pessoa encarregada de orar, alguém que eu nunca havia visto na vida, me chamou e me disse no ouvido: “O Senhor me fala que há uma tristeza no seu coração que a perturba dia e noite, mas que hoje chega ao fim, porque Ele vai arrancar do seu peito essa angústia.” E, fazendo um gesto de como quem estava arrancando algo, ela orou em nome de Jesus e eu fui para casa.

Na manhã seguinte, ao abrir os olhos, senti gosto de café com pão e manteiga na minha boca. Eu estava com fome!! O que era para mim um milagre, pois já havia meses que não comia nada sólido, somente líquido, porque até o mastigar era um esforço sem prazer e sem razão. Levantei e comi, como Elias, e então, com as forças físicas restauradas teve início minha restauração emocional e espiritual também. Glória ao Senhor!

Portanto, queridos leitores, se há alguém nessa situação, busque ao Senhor de todo o coração. Entregue ao Senhor toda a sua amargura, converse com Ele. Abra seus ouvidos à suave voz do Espírito Santo, e repreenda toda a voz que não está de acordo com a natureza de Deus.

Tome atitudes de afirmação com relação a mudar. Acorde! Levante-se dessa cama! Saia desse quarto-caverna, e mantenha no seu coração e mente: "Posso todas as coisas nAquele que me fortalece." Filipenses 4:13

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração!


0 comments:

Postar um comentário

 

Seguidores

Só Jesus Cristo Salva!