A SÓS COM DEUS

"Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras." Salmos 119.147

João 12.1-19 - Mostre-se Vivo!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 13:10

"Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa.Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo...Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.Mas os principais sacerdotes resolveram matar também Lázaro;
porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus."

A lermos essa passagem, reconhecemos um trecho rico de lições a serem aprendidas. Hoje, em particular, gostaria de falar sobre o fato de Lázaro estar à mesa.

Imaginem a propaganda e o convite para essa Ceia: Convidado de Honra – Jesus! Participação especial – Lázaro! “Qual Lázaro?” “O Lázaro que foi ressuscitado dentre os mortos”. Claro que o fato de Jesus estar ali atraiu o maior número de pessoas, porque fora Ele quem operara o milagre. Mas, as pessoas queriam ver a prova viva. Alguém que já havia sido sepultado e agora, novamente entre os vivos, se assentava à mesa para a refeição.

Vemos as irmãs de Lázaro, Marta e Maria, atuando ativamente: Marta servindo, distribuindo a comida e Maria ungindo os pés do convidado de honra, Jesus. E Lázaro? O texto não nos fala nada sobre o que Lázaro fizera ou falara nessa ocasião. Sabe por quê? Porque não precisava. Somente o fato de ele, um ex-morto, estar presente V I V O era mais do que suficiente. A respiração dele, o barulho do coração batendo, o aroma de sua pele, o mover dos olhos, tudo se constituia em prova concreta de que ele estava vivo por que Jesus o havia ressuscitado. Ele não precisava falar nada. Ele só precisava estar, ser visível, para os outros que o haviam visto morto, apodrecendo, inerte e cheirando mal pudessem exclamar: “Jesus Cristo tem mesmo poder de transformar um morto em vivo!”

Essa foi e ainda está sendo a pregação de Lázaro! E também pode e deve ser a nossa. Não temos que nos preocupar com o que vamos falar, com que tipo de recursos científicos vamos usar para provar ao mundo o poder transformador de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Apenas mostre-se ao mundo, através das suas atitudes e ações. Através do seu modo de decidir as coisas, buscando sempre seguir o padrão de Jesus.

Muitos pensam que não têm capacidade de pregar ou ensinar e por isso se acomodam, e até se sentem inferiorizados ao se compararem a outros irmãos. Não! Todos os dias podemos dar testemunho como Lázaro, porque nós também, os que já aceitamos Jesus como único e suficiente Salvador, estavámos mortos e fomos vivificados novamente com Ele “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,” Colossenses 2:13.

Portanto, a partir do momento que a Vida (“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;”) começou a fluir em você, sua missão foi iniciada: Mostrar-se! Estar presente! Vivo! Tranformado! Para que as pessoas ao redor possam crer e glorificar a Deus através de sua vida.

Para que nossas vidas mostrem o milagre operado por Jesus, preste atenção ao que a Palavra de Deus nos ensina:

  • “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
  • E vos renoveis no espírito da vossa mente;
  • E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
  • Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
  • Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
  • Não deis lugar ao diabo.
  • Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
  • Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
  • E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
  • Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
  • Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4.22-32.

Sendo assim, todos os dias temos a mesma oportunidade de Lázaro - uma reunião com Jesus e pessoas ao redor, que estão de olho em nós, para comprovarem que, realmente, Jesus Cristo mudou nosso viver. Nossa oração é que tal como acontecia com Lázaro "porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus" também aconteça conosco.

Que o Senhor nos abençoe é a minha oração!

Lucas 22.39-44 - Jesus suou sangue

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 10:19

E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” Lucas 22.39-44

Já li essa passagem bíblica inúmeras vezes, mas de alguma maneira, dessa vez ela me tocou de um modo diferente. A riqueza de detalhes apresentada por Lucas permite uma viagem no tempo para aquele local na nossa imaginação, porém, é o Espírito Santo quem abre o nosso entendimento para a compreensão do que aconteceu ali naquele dia.

Jesus estava vivendo seus últimos momentos nesse mundo. Em breve seus perseguidores o aprisionariam. Ele precisa conversar com o Pai. Seu coração estava angustiado... Mas, exatamente por quê? Por causa da morte que se aproximava? Não, não era somente isso. Medo das armas romanas que estavam preparadas para o ferir? Também não.

Vemos que Jesus estava no seu lugar de oração. Seus amigos ficaram de longe e ele orava de joelhos pedindo a Deus que a vontade do Pai fosse feita. Sendo assim, ele realmente teria que carregar o pecado do mundo. Um anjo aparece e o conforta. Mais do que isso, o anjo o fortalece. Deus sabia que não era fácil, mas era necessário. Sem o sacrifício de Jesus, nós não teríamos chance nenhuma de nos religar com o Pai. Estaríamos perdidos para sempre.

Notemos que ele ainda não está carregando as iniquidades de todos nós. No entanto, somente a idéia do pecado invadir o seu ser, agonizava o Senhor a ponto de Ele suar sangue.

Foi aqui que eu comecei a chorar. A idéia do pecado. Não o fato consumado ainda, apenas a idéia o fez suar sangue. Como era puro e santo o nosso Senhor Jesus Cristo. Oh, meu Deus, que sacrifício sem igual e tremendamente maravilhoso.

Costumo brincar com meus alunos quando fazem uma boa prova “tal mestre tal discípulo”. Como seria bom se Jesus pudesse falar o mesmo de nós, seus discípulos. Ainda que ele tenha nos pedido isso: “…aprendei de mim” (Mat. 11:29), vacilamos na dedicação ao Senhor, no estudo da Palavra, e retardamos o processo de santificação que deve ser crescente e contínuo.

Como é triste ver exatamente o contrário na relação humanidade, como um todo, e o pecado: “Pés que se apressam a correr para o mal...” Provérbios 6.18

O mal fazejo. O mal entendido. O mal falado. O mal intencionado. O mal explicado. O mal elaborado. E tudo que é mal é feito com pressa, correndo.

Uma corrida para o Mal, para o pecar.

Filhos de Deus que não se apressam para o estudo bíblico, para o culto de oração, para a reunião de evangelismo, mas correm léguas para a prática do que não agrada ao Senhor. Estamos nos esquecendo do Senhor. Sim, estamos nos esquecendo que somente a idéia do pecado o fez suar sangue. Apenas a idéia.

“ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional... Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem... Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem...” (Romanos 12)

E ainda: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” IPedro 1:15

Minha oração é que a Palavra de Deus ecoe em nossos corações, fazendo-nos lembrar sempre que devemos ser santos, como é Santo aquele que suou sangue apenas com a idéia de pecado. E assim pensando, banir com orações e súplicas toda a idéia de pecado que se aproximar de nós.

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119.11

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração!

Lamentações 3.26 - Bom é ter esperança!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 17:55

Esse ano fiquei meio desanimada com relação a formação do jardim em minha casa, porque o inverno foi mais longo e retardou a plantação das sementes. Não obstante todo o frio, tivemos também muita chuva e vento fortíssimo. Achei que não ia valer a pena tanto esforço por apenas um mês de flores. Mas mudei de idéia... Tive que mudar!

Outro dia, a caminho de casa, comecei a admirar os jardins das residências, por onde passava. Alguns bem grandes outros nem tanto, mas todos demonstrando carinho e dedicação por parte de seus donos. Um deles, em especial, chamou minha atenção. Ainda estava com as plantinhas bem pequenas, mas a dona estava aguando-as, com um regador plástico bem pequeno. Meus olhos estavam fitos nas plantas e no regador, quando então decidir seguir as mãos para o alto e então me surpreendi. A dona daquelas plantinhas era uma senhora com os cabelos completamente brancos. Ela se movia com muita dificuldade, talvez devido a um acentuado problema que tinha nas costas que a curvava para frente, quase num ângulo de 45º. De acordo com os meus cálculos, ela deveria ter mais de noventa anos. Por que uma senhora de noventa anos estaria sob o sol, a passos lentos, molhando as plantinhas dela com um regadorzinho? Comecei a obter respostas para esse questionamento e a primeira que me veio à mente foi esperança. Aquela senhora tinha esperança. Ela espera que mesmo em tão pouco tempo de verão, as flores virão para alegrar a casa dela. Ela tem esperança que ela estará viva para ver as flores. Ela tem esperança que alguém vá passar por sua casa e admirar as flores e glorificar o nome de Deus, pelas maravilhas que Ele criou. Ela tem esperança pela vida!

Meditei muito naquela cena e lembrei-me de um verso que diz: “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lam. 3.26. Que verdade maravilhosa! É bom ter esperança. É maravilhoso esperar no Senhor! Independente do inverno mais rigoroso, do sol mais escaldante, das chuvas mais torrenciais e da noite mais longa, Deus não está alheio. Deus não está dormindo. Ele está no controle! E, por isso, podemos ter certeza, que as flores virão com toda a sua beleza, para nos lembrar que Deus é fiel!

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração!
 

Seguidores

Só Jesus Cristo Salva!