Atos 5 - Uma Palavra Só!
Published by TALK ABOUT JESUS!!! under testemunho on 20:57"E o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: Não vos admoestamos expressamente que não ensinásseis nesse nome? e eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens." Atos 5:27-29
Estou lendo o livro de Atos mais uma vez. Já perdi a conta de quantas vezes o li. O interessante é que cada vez que o leio, parece ser a primeira, pois sempre aprendo coisas novas e palavras que sempre estiveram ali ganham um brilho diferente. Quando isso acontece, paro e medito no brilho daquelas palavras.
Ao ler o capítulo 5 de Atos dos Apóstolos, no versículo 28, uma palavra, somente uma palavra, começou a brilhar diante dos meus olhos: "enchestes".
O nosso cérebro é uma máquina maravilhosa, no mesmo instante, muitas imagens relacionadas a palavra "encher" passaram na minha mente na velocidade da luz. Consegui segurar uma delas, a do pipoqueiro.
Sim, quando eu era criança, minha tia sempre parava para comprar pipocas na volta do parque. Como o dinheiro dela era pouco, ela só podia comprar um saquinho para nós duas. Sendo assim, nós tinhamos um pipoqueiro preferido, cuja carrocinha não ficava muito perto do nosso caminho, mas ele era o único que enchia o saquinho, eu fica esperando que ele batesse o saquinho na beirada da panela, para acomodar as pipocas e então abrir espaço para mais uma pá de pipocas quentinhas. Assim teríamos o suficiente para dividir entre nós duas. A maioria dos pipoqueiros não fazia isso, mas esse, em particular, fazia. Ele não era egoísta nem ganancioso. Essa imagem do pipoqueiro enchendo o saquinho jamais saiu da minha mente e tem me acompanhado por mais de 4 décadas...
O que essa pipoca tem a ver com a passagem da Bíblia? Muita coisa. No contexto de Atos 5, entendemos que a igreja primitiva estava começando seu trabalho de evangelização. Muita perseguição por parte dos oponentes a Jesus Cristo e a seus seguidores. No verso 28, vemos o sumo sacerdote interrogando Pedro e os apóstolos acerca da pregação que estavam fazendo a respeito da salvação em Jesus Cristo, através da qual, milhares de pessoas estavam se convertendo das trevas para a maravilhosa Luz. E é exatamente nas palavras do sumo sacerdote que encontrei uma lição para a minha vida. Ele acusou Pedro e os apóstolos de estarem enchendo Jerusalém com a doutrina de Jesus.
Parem para pensar um pouco: "Encheram Jerusalém?" Estamos falando aqui da populosa cidade de Jerusalém, que além de seus moradores, contava com um sem número de visitantes constantemente em movimento. Nessas palavras proferidas por um inimigo da fé em Jesus, vemos como foi eficaz o trabalho de propagação da fé em Jesus Cristo efetuado pela igreja primitiva. Em relativo curto tempo, os discípulo de Jesus encheram Jerusalém com a mensagem da Salvação.
E por que foi eficaz esse trabalho dos primeiros irmãos? Porque mantiveram perto do coração os ensinos do Senhor Jesus. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Sal 119:11
- Porque estavam cheios do Espìrito Santo, porque havia união, porque compartilhavam, porque tinham alegria em serem servos de Jesus, e porque tinham paixão pelas almas.
Tudo isso me fez parar e pensar se eu tenho me dedicado suficiente ao trabalho de "encher Jerusalém"... Será que eu tenho pelo menos enchido o meu lar, ou o meu local de trabalho, ou onde quer que eu me encontre com a palavra de Salvação em Jesus? Será que eu tenho sido como os apóstolos e discípulos da igreja primitiva, obedientes à tarefa deixada por Jesus? "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15
Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração.