A SÓS COM DEUS

"Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras." Salmos 119.147

Marcos 10:48-50 - Levanta-te. Ele te chama!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 13:54

Eu gosto muito de animais, principalmente cachorros. Em todas as fases da minha vida tive comigo a alegria de um ou mais desses fiéis e leais  companheiros. No momento, eu tenho quatro deles e eles, claro, gostam de latir. Como os vizinhos não compartilham do mesmo afeto por meus amigos caninos, sempre que eles começam a latir eu os faço parar, e eles, prontamente, obedecem. A única ocasião em que eles não o fazem é quando, no meio da escuridão, eles percebem que o dono se aproxima do lar após um longo dia de trabalho. A alegria é tanta que eles não se deixam levar pelos pedidos para se calarem, e mesmo ainda sem poder ver o seu mestre, o cheiro dele é suficiente para alertá-los de que “ele está aqui”.

Essa cena traz a minha mente a primeira vez que tive a oportunidade de compartilhar a palavra de Deus num culto ao ar livre. O texto que escolhi foi "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram então o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto, e foi ter com Jesus." Marcos 10.48-50.

Naquele momento, o cego Bartimeu sentiu que o Mestre estava por perto. Era a sua chance de ter um encontro com ele. Imagino que ele preso dentro da escuridão de sua cegueira, planejava há muito esse encontro, mas sem sucesso. Até que um dia, o Mestre passou tão perto dele que os outros sentidos de seu corpo o alertaram: Ele, o Mestre, está aqui! Creio que Bartimeu se encheu de alegria porque a oportunidade de ser curado estava perto, ao alcance de sua voz, e ele gritou: “Filho de Davi...”

Com essas palavras Bartimeu expressou a sua fé, elemento necessário para agradar o Mestre: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11.6 

Esse ato de fé abriu as portas do diálogo entre o cego e o Mestre.

Muitos se perguntam o porquê de Jesus ter indagado o que Bartimeu queria que fosse feito a ele, sendo que todos sabiam que era cego. Obviamente, ele queria poder ver, ter condições de trabalhar para seu sustento, deixar a condição de mendigo. Mas, não nos enganemos aqui. Jesus conhece os corações. E, ainda que as pessoas ao redor, com seus sentidos limitados para as coisas espirituais, criticassem a pergunta de Jesus, o médico da alma sabia que a necessidade de Bartimeu estava além da cegueira física. A resposta de Bartimeu foi: Mestre, que eu tenha vista! Ou seja, que os meus olhos se abram e que eu mude de vida.

Essa decisão e confissão pública foi a expressão de fé que Jesus queria ouvir. E, a resposta do Senhor foi: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Notemos a sequência das palavras: Vai – a tua fé – te salvou.

Antes Bartimeu não podia ir livremente, porque vivia na escuridão. Mas, ele teve fé e a expressou publicamente, dialogando com o Senhor, e agora estava salvo e livre para ir.

O que Bartimeu fez com toda a luz que invadiu o seu ser quando os seus olhos se abriram?

Ele seguiu o Mestre, o filho de Davi. "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". John 8:12

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração!
 

Seguidores

Só Jesus Cristo Salva!