A SÓS COM DEUS

"Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras." Salmos 119.147

Efésios 5:8-14 - Em Busca da Luz

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 21:17




Na região onde moro não há uma grande variadade de árvores como acontece nos trópicos. A vegetação é em sua maioria rasteira, com exceção dos muitos pinheiros que emolduram toda a paisagem. Quando se olha rapidamente, eles parecem todos iguais, mas outro dia, passando na estrada, descobri que isso não é bem assim. No meio de tantos outros eu encontrei um que tinha um formato bem inusitado. Ele era alto, verde e exalava o odor típico da família Pinaceae. Mas, o tronco não era completamente reto. Um pouco acima do meio, o formato era como se fosse a metade de um retângulo. Virava para a direita, seguia reto novamente, depois virava para a esquerda e, enfim, seguia reto novamente.

 

Com certeza, a certa altura na vida daquele pinheiro, ele teve que contornar um objeto no formato de um retângulo na sua busca pela luz do sol, talvez uma pedra. Infelizmente, por não estar com minha câmera, não tenho como mostrar. Tenho apenas o desenho que fiz, pois a imagem dele permanece viva no meu coração e mente, em razão da analogia que fiz entre o tronco do pinheiro e a vida cristã.

 

Começamos muito bem, mas em algum ponto entortamos para um lado e nos desviamos da luz, que é Jesus:“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12. E sem a Luz estamos perdidos, porque fomos salvos para andar na luz, buscar a Luz, a fim de termos comunhão com ela.

 

Quando o servo se deixa levar pelo pecado, perde a comunhão com o Espírito Santo e, então, a tendência é o afastamento das coisas do Senhor. Porque as obras, os atos quando não feitos em Deus não são trazidos à luz, para que não sejam revelados.

 

O servo desviado é uma pessoa infeliz, porque ele sabe que está indo na direção errada. Está sempre fugindo da Luz, porque não quer que as obras sejam reveladas por ela. E, ao se afastar da luz, a escuridão começa a tomar conta. Ele vai perdendo a aparência viçosa, a exuberância da vida, vai desfalecendo, sufocado em lágrimas de amargura. Porque sem luz não há vida.

 

Quando olhei para o pinheiro torto, ou melhor, retorcido, lembrei-me da parábola do filho pródigo. Ele virou-se para um lado, diferente do caminho reto que estava preparado para ele. Com o passar do tempo, ele reconheceu que estava na direção errada. Ele se arrependeu e retrocedeu. Voltou para retomar o caminho da luz, porque era o caminho para o crescimento, para a vida. Não deve ter sido fácil, mas ele estava determinado. Dentro de si, ele sabia que ele não pertencia ao aprisco dos porcos. Ele sabia que alguém, o pai, o amava incondicionalmente. Por isso, ele começou o caminho de volta. E quanto mais ele se aproximava da luz, mas ele se tornava radiante, porque a alegria da vida começou a encher o seu coração.

 

Caro leitor, se você está longe dos caminhos do Senhor, pare agora mesmo. Pare! Dê meia volta e recomece a sua trajetória em busca da Luz.

 

Eu tenho certeza que já a partir do primeiro passo em direção à Luz, sua alegria de viver começará a brilhar novamente de tal modo que será impossível esconder. Até mesmo quem apenas passar por você poderá perceber a diferença, tal qual foi impossível para mim não notar aquele pinheiro diferente no meio de tantos outros. Vá. Faça a diferença. Tome a decisão e guarde essas palavras no seu coração:


“Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz,  pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo. E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.” Efésios 5:8-14

 


Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração.

 

Seguidores

Só Jesus Cristo Salva!