A SÓS COM DEUS

"Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras." Salmos 119.147

Atos 5 - Uma Palavra Só!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 20:57

"E o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: Não vos admoestamos expressamente que não ensinásseis nesse nome? e eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens." Atos 5:27-29

Estou lendo o livro de Atos mais uma vez. Já perdi a conta de quantas vezes o li. O interessante é que cada vez que o leio, parece ser a primeira, pois sempre aprendo coisas novas e palavras que sempre estiveram ali ganham um brilho diferente. Quando isso acontece, paro e medito no brilho daquelas palavras.

Ao ler o capítulo 5 de Atos dos Apóstolos, no versículo 28, uma palavra, somente uma palavra, começou a brilhar diante dos meus olhos: "enchestes".

O nosso cérebro é uma máquina maravilhosa, no mesmo instante, muitas imagens relacionadas a palavra "encher" passaram na minha mente na velocidade da luz. Consegui segurar uma delas, a do pipoqueiro.

Sim, quando eu era criança, minha tia sempre parava para comprar pipocas na volta do parque. Como o dinheiro dela era pouco, ela só podia comprar um saquinho para nós duas. Sendo assim, nós tinhamos um pipoqueiro preferido, cuja carrocinha não ficava muito perto do nosso caminho, mas ele era o único que enchia o saquinho, eu fica esperando que ele batesse o saquinho na beirada da panela, para acomodar as pipocas e então abrir espaço para mais uma pá de pipocas quentinhas. Assim teríamos o suficiente para dividir entre nós duas. A maioria dos pipoqueiros não fazia isso, mas esse, em particular, fazia. Ele não era egoísta nem ganancioso. Essa imagem do pipoqueiro enchendo o saquinho jamais saiu da minha mente e tem me acompanhado por mais de 4 décadas...

O que essa pipoca tem a ver com a passagem da Bíblia? Muita coisa. No contexto de Atos 5, entendemos que a igreja primitiva estava começando seu trabalho de evangelização. Muita perseguição por parte dos oponentes a Jesus Cristo e a seus seguidores. No verso 28, vemos o sumo sacerdote interrogando Pedro e os apóstolos acerca da pregação que estavam fazendo a respeito da salvação em Jesus Cristo, através da qual, milhares de pessoas estavam se convertendo das trevas para a maravilhosa Luz. E é exatamente nas palavras do sumo sacerdote que encontrei uma lição para a minha vida. Ele acusou Pedro e os apóstolos de estarem enchendo Jerusalém com a doutrina de Jesus.

Parem para pensar um pouco: "Encheram Jerusalém?" Estamos falando aqui da populosa cidade de Jerusalém, que além de seus moradores, contava com um sem número de visitantes constantemente em movimento. Nessas palavras proferidas por um inimigo da fé em Jesus, vemos como foi eficaz o trabalho de propagação da fé em Jesus Cristo efetuado pela igreja primitiva. Em relativo curto tempo, os discípulo de Jesus encheram Jerusalém com a mensagem da Salvação.

E por que foi eficaz esse trabalho dos primeiros irmãos? Porque mantiveram perto do coração os ensinos do Senhor Jesus. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Sal 119:11
- Porque estavam cheios do Espìrito Santo, porque havia união, porque compartilhavam, porque tinham alegria em serem servos de Jesus, e porque tinham paixão pelas almas.

Tudo isso me fez parar e pensar se eu tenho me dedicado suficiente ao trabalho de "encher Jerusalém"... Será que eu tenho pelo menos enchido o meu lar, ou o meu local de trabalho, ou onde quer que eu me encontre com a palavra de Salvação em Jesus? Será que eu tenho sido como os apóstolos e discípulos da igreja primitiva, obedientes à tarefa deixada por Jesus? "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração.

Marcos 6:3 - Nada não, graças a Deus!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 16:45
"
"Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele." Marcos 6.3


Nessa passagem tomamos conhecimento de como Jesus foi tratado quando visitou a comunidade onde crescera, após ter dado início ao seu ministério aqui na Terra. Após terem ouvindo Jesus ensinar na sinagoga, seus compatriotas e, provavelmente companheiros de infância, ficaram admirados pela sabedoria que Jesus demonstrava, pelo poder de cura que Jesus emanava, e até questionaram de onde teria vindo tudo isso.

Quando lemos essa passagem sem prestar bem atenção, podemos até concordar que seria motivo de surpresa realmente, um carpinteiro que havia crescido ali com eles, de repente, ser transformado num mestre e fazedor de milagres. Teriam eles razão de pensar assim? Sim e não. De se admirarem sim, por terem convivido com o Messias todos esses anos, de terem brincado com ele, de terem comprado utensílios que suas mãos fabricaram. Que privilégio! Mas de "pensar" assim como pensaram, não! Eles não tinham esse direito.

E de que forma eles pensaram? Não saberíamos essa resposta se não fosse pelo que nos fala Jesus no texto que abrange os versículos 4, 5 e 6: "com incredulidade" - Lembremo-nos que "o Senhor sonda os corações" Provérbios 21:2 - Não podemos determinar exatamente o que os levou a não crerem em Jesus: inveja? Preconceito? Mas a boca fala do que está cheio o coração. O que eles estavam querendo dizer era: Não, não é possível! Esse carpinteiro que trabalhava aqui nos fundos da casa, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão... agora quer que acreditemos que ele é alguém especial? Quer que o aceitemos como o Messias?

Foi uma incredulidade tão grande que Jesus ficou admirado e decidiu se retirar dali. E como consequência disso o Senhor não pode operar ali as muitas maravilhas que operara em outros lugares. Ou seja, perderam a bênção e ainda fizeram com que outros também a perdessem, porque Jesus saiu dali para outra localidade.

Há ainda um outro destaque nesse texto que gostaria de comentar: A reputação de Jesus! Ainda que movidos por sentimentos tão ruins e tentando reunir argumentos para provar que Jesus era somente um carpinteiro, seus compatriotas somente puderam falar o nome da profissão e citar os membros da sua família. Não havia nada, repito, nada que eles pudessem usar para denegrir a reputação de Jesus. Nem mesmo uma cadeira mal feita, ou um preço exorbitante, ou uma discussão com um cliente ou com um vizinho. Nada! Durante 30 anos, Jesus fez nada! Isso mesmo: Nada de mal! Quando Jesus iniciou seu ministério, ele estava com 30 anos, portanto, durante todo esse tempo seu testemunho na sua área de atuação foi perfeito. Que "nada" maravilhoso!

Portanto, queridos leitores, talvez você não se sinta qualificado para pregar do púlpito ou fazer palestras para milhares de pessoas, ou ainda escrever best sellers ou ser um missionário nos países distantes, mas com toda a certeza você tem a sua área de atuação, o lugar onde Deus colocou você para ser luz nas trevas, para dar testemunho do amor de Deus revelado em Jesus Cristo, nosso único e suficiente Salvador. Na sua casa, no seu trabalho, na sua vizinhança, na sua escola faça como Jesus. Dê o seu testemunho através do seu comportamento. Faça a diferença, sendo diferente. E quando perguntarem a você o que você tem feito ultimamente, responda com alegria que eles não poderão entender: Nada não, graças a Deus!

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração!

 

Seguidores

Só Jesus Cristo Salva!