A SÓS COM DEUS

"Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras." Salmos 119.147

Jeremias 33.3 - A oração está em primeiro lugar!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 02:33

Há uma frase que está ecoando na minha cabeça e, como sei que não é à toa, resolvi meditar nessas palavras que já ouvi de muitas pessoas, até mesmo de mim mesma, em muitas ocasiões e lugares, mas que é muito comum serem pronunciadas pelos médicos e outros profissionais de saúde nos hospitais, após o término de uma cirurgia: "Agora... Só resta orar!"

Quão errada essa frase é! Agora, que já tudo já foi feito, vamos entregar a Deus? Agora que nós seres tão frágeis lançamos mão de toda a nossa bagagem acadêmica, profissional, cultural, vamos recorrer a Deus? Tipo: "Se o que eu fiz não der certo, então... quem sabe Deus!???"

Não era para ser assim. Não é para ser!!!

Devemos sim, antes de tudo, orar. Ir ao Pai em primeiro lugar, porque Deus tem todas as respostas: "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes" Jeremias 33.3

Eu gosto muito da história de Sansão e, em particular, bem do início, quando na verdade, ele ainda nem existia no ventre de sua mãe, mas já existia no coração de Deus. Manoá, seu pai, tomou conhecimento de que um anjo havia trazido a mensagem de que ele e sua esposa, que era estéril, seriam pais pela primeira vez de um menino.

Pois bem, eu imagino que muitos de nós na situação dele, pegariam o celular e já começariam a contar a novidade aos familiares e amigos. Enviariam centenas de emails e, em questão de minutos, todos já estariam nos parabenizando. Outros já estariam a caminho das lojas para comprar o enxoval. E, haveria ainda aqueles que já começariam a derrubar paredes para reformar a casa e ter espaço para o quarto do bebê. Mas a atitude de Manoá foi diferente: "Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer." Juízes 13:8

Manoá não sabia o que fazer, mas ele sabia que Deus sabia. E ele não queria cometer erros. Manoá queria acertar!

Quanto perdemos por não agirmos da mesma maneira. Por confiarmos em nossos próprios recursos... parcos recursos. Ou, ainda, por confiar em outros, relegando a pessoa de Deus a último lugar. Eu digo a vocês uma coisa: Só existe um lugar para Deus em nossas vidas: O primeiro lugar!

Em função da oração de Manoá, Deus enviou seu anjo novamente para dizer exatamente o que ele deveria fazer: "E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher..." Juízes 13:9

Na sequência da história lemos que: "Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou." Juízes 13:24

Ou seja, a benção do Senhor veio.

Indo a Deus em primeiro lugar, Manoá demonstrou total e completa dependência do Senhor.

Que possamos aprender com a experiência de Manoá e, antes de tudo, antes mesmo que o sol nasça ou se ponha, levemos toda as angústias, as alegrias, as dúvidas, e, a nossa gratidão e adoração a Deus, porque: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação". Tiago 1:17.

Ou ainda, aprendamos de Jesus, que sendo o Filho de Deus, levava tudo ao Pai em oração de madrugada, ou seja, antes de tudo o mais acontecer, lá estava o Salvador, conversando com o Pai: "E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava." Mar 1:35

Que essa seja a nossa atitude diante das situações da vida: entregar tudo nas mãos de Deus, pedir a Ele orientação, direção, sabedoria para fazer a vontade dEle da maneira que Ele quer que seja feita, e isso quando ainda é cedo, para que da próxima vez que ouvirmos alguém falar "agora só nos resta orar", possamos retrucar: Eu já orei, e não foi agora.

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração.

João 17.20-21 - A união faz a força e cumpre a vontade de Deus!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 18:09

À medida que minha nova cachorrinha cresce, tenho que tomar medidas de segurança para evitar problemas maiores. E, na minha busca por um portão mais seguro, comecei a investigar minha garagem, para ver o que poderia usar. Encontrei uma chapa de compensado laminado em perfeito estado, que estava servindo de piso para um andaime. Como não estamos construindo nada no momento, retirei aquela chapa e a transportei para a varanda.

Depois de todo o esforço empreendido, sentei-me à janela para observar a cachorrinha brincar em segurança, e também, verificar se a chapa passaria no teste de resistência aos solavancos dela, e à exposição direta aos raios solares e queda de neve. Sim, a chapa é forte o suficiente para suportar tudo isso. Olhando bem para a chapa, comecei a ver os detalhes na superfície dela. São milhares de pedaços de madeira colados e prensados de tal modo que se transformam numa coisa única, cujo objetivo é resistir.

A observação dessa simples obra da mão dos homens, me chamou a atenção para o fato de como irmãos em Cristo poderiam agir da mesma maneira. Unidos, prensados, colados com um único objetivo de proclamar a Salvação em Jesus. Mas ao contrário, o que vemos são argumentações, discussões, diferenças que não têm fim e com isso precioso tempo é desperdiçado e almas estão indo para o inferno sem conhecer o amor de Jesus.

A questão da união entre os irmãos em Cristo é tão importante que vemos Jesus orando para que todos sejam um. Ou seja, que unidos possamos proclamar a Palavra de Salvação e ajudar o mundo a crer e a entender que o Pai o Enviou. "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste." João 17.20-21. Essa é uma questão muito séria, e digo até vital. Sem união entre os salvos, o mundo não pode crer que Deus enviou Jesus.

Se eu retirar um pedaço ou dois que compõem a prancha e tentar fazer um portão, com certeza não terei êxito. Esse tipo de prancha compensada só cumpre a função para a qual foi criada se os pedaços estiverem completamente unidos. Assim também os crentes em Cristo Jesus. Somente poderemos cumprir a missão que nos foi confiada de fazer Jesus conhecido como o único Senhor e Salvador se nos abraçarmos, formos prensados uns aos outros pelo amor fraternal e colados pelo sangue de Jesus, porque é esse sangue que nos dá o direito de sermos irmãos em Cristo e nos fortalece.

Olhando mais uma vez para a chapa de compensado ali do lado de fora da minha janela, eu oro a Deus para que nós, irmãos em Cristo, possamos entender a importância dessa união, cuja base é Jesus. E, em cada pedacinho da prancha, escrevo mentalmente os nomes dos irmãos em Cristo que eu conheço: nos fininhos, nos mais largos, naqueles mais coloridos, nos outros mais claros, nos quadrados, nos retangulares e nos redondos, nos simétricos e nos assimétricos, nos mais lisos, nos mais ásperos, todos juntos, colados pelo amor com uma missão a ser cumprida: "ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." Mateus 28:19-20.

Que o Senhor nos abeçoe é a minha oração!

Apo 22:20 - Ora vem, Senhor Jesus!

Published by TALK ABOUT JESUS!!! under on 23:40

Eu tenho um novo animalzinho de estimação: uma cadelinha pastora alemã. Sempre gostei muito de cachorros e para minha alegria, meus pais também. Sendo assim, nunca tive problemas para ter "o mehor amigo do homem" me acompanhando durante a infância, adolescência e juventude.

Os dias que antecederam a chegada da minha nova amiguinha foram dias de grande expectativa e ansiedade. Eu checava todos os detalhes várias vezes ao dia, para certificar-me que ela encontraria o ambiente seguro e confortável. Olhava a foto dela na internet centenas de vezes, imaginando como seria quando estivesse com ela pessoalmente. Bem, ela chegou e está aqui do meu lado agora, tirando uma soneca.

Enquanto a observava dormindo, lembrei-me que há muito tempo não me sentia tão animada ao esperar por alguém ou alguma coisa. É uma sensação muito boa. Logo veio ao meu coração uma interrogação: Será que é assim que eu espero pelo Senhor Jesus? Porque se não é, eu tenho que rever meus conceitos sobre aguardar com alegria a volta do Verdadeiro Melhor Amigo do Homem. "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado AMIGOS, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." João 15.15

Infelizmente, há pessoas que se dizem cristãs, mas evitam falar e até mesmo pensar na volta de Jesus. Atribuo esse tipo de atitude ao amor que têm pelas coisas terrenas. E, como a lista de bens materiais é enorme, muitas vezes, infindáveis, querem que Jesus tarde, para que elas possam desfrutar das delícias desse mundo, tais como: apartamento, carro, formatura dos filhos, dos netos, dos bisnetos, casa de praia, casa de campo, viagem para países do norte, do sul, do leste, do oeste. Para esses Jesus não pode voltar ainda. E eles não querem nem ouvir a palavra MARANATA = O Senhor Vem!

Outros são completamente "neutros". Fazem o tipo "tanto faz". No dia que Ele voltar, voltou. São cristãos apáticos que se sentam acomodados à sombra da cruz e, dali, assistem a vida passando diante dos seus olhos, e milhares e milhares de almas se perdendo, porque eles nem abrem a boca para anunciar a oportunidade de salvação em Jesus Cristo, o que importa para eles é que eles já estejam salvos.

Há também os crentes cansados. Cansados de esperar e se mostram desiludidos, como se Jesus tivesse faltado com a Sua Palavra ou ainda que esteja atrasado, ou quem sabe, talvez nunca venha. Jesus não determinou uma data, mesmo porque Ele mesmo não sabia, mas somente o Pai. E Deus é fiel. Essa data existe no coração de Deus. Se o Senhor parece tardar, aproveitemos para usarmos o tempo sabiamente, louvando e agradecendo o Senhor por sua misericórida e lonaganimidade, porque "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos" Lam 3:22.

Mas há aqueles que aguardam o Senhor com alegria, entusiasmo, euforismo, determinação e certeza de que a cada amanhecer nasce uma esperança de ser hoje o Dia da Volta do Senhor Jesus. E pulam da cama, pensando que ser for ao meio dia, ainda têm toda manhã para compartilhar sua fé com alguém que ainda não é salvo. Se for à noite, ainda têm a tarde para orar pelos não salvos de sua casa e amigos. E, quando o sol baixar vagarosamente no horizonte, o crente ansioso pela volta do seu Senhor lamenta que ainda não tenha sido hoje, mas movido pela alegre presença do Espírito Santo em seu coração, se enche de esperança e coloca sua vida nas mãos de Deus, vendo o dia seguinte como mais uma chance de lutar ao lado do Senhor em favor das almas que ainda têm mais uma chance de O aceitarem como Salvador antes que Ele venha.

Porque, assim que Ele aparecer nas nuvens, será muito tarde para aquele ente querido, para aquele amigo de infância, para aquele companheiro de trabalho, para os habitantes daquele vilarejo no interior da África, onde os missionários estão atuando e precisam do nosso apoio em oração e tudo o que pudermos fazer para que a Palavra com a mensagem de Salvação seja pregada a todas as nações. Porque quando os discípulos perguntaram a Jesus "que sinal haverá da tua vinda" ele respondeu: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14.

Portanto, amigos leitores, haverá uma última pessoa, uma última alma que será agregada ao rebanho do Senhor e naquele momento posterior à sua confissão de fé, o Senhor Jesus virá sobre as nuvens "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém." Apo 1:7.

Quem sabe essa última pessoa vai estar ao seu lado naquele dia? Onde será que ela está? Não sabemos! Por isso, o crente deve atuar menos como mero expectador e mais, muito mais, como soldado que marcha, agregando outros ao pelotão, que não descansa os seus olhos até que cumpra a sua missão: "ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19" "como bom soldado de Jesus Cristo."

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração.
 

Seguidores

Só Jesus Cristo Salva!